quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Rambo - Programado para matar

Titulo Original: First Blood
Ano de produção: 1982
Gênero: Ação


O capitão das forças especiais John Rambo (Sylvester Stallone)após dar baixa, retorna ao seu país. Durante a guerra do Vietnã após muitas missões de infiltração em campo inimigo, acabou por tornar-se prisioneiro de guerra dos norte-vietnamitas. O cativeiro lhe gerou profundos traumas psicológicos devido à tortura e privações. Ao executar um elaborado plano de fuga e atravessar boa parte das úmidas florestas vietnamitas, consegue retornar às linhas amigas e assim mesmo com inúmeras honras militares e condecorações decide que é hora de abandonar as armas e voltar para a fazenda de seu pai. De volta aos Estados Unidos decide primeiro por ir procurar um velho amigo que fora colega no Exército, mas sua tentativa acaba por resultar em fracasso, pois seu amigo, há alguns anos, havia falecido de câncer resultante do agente laranja. Sem mais opções segue para o sul seguindo a viagem de retorno para sua casa. Ao ser tomado por um vagabundo andarilho, Rambo é detido injustamente pelo xerife de uma pequena cidade que estava no caminho, mas consegue fugir acaba por ser caçado pela polícia local como um criminoso. Quando começa o cerco à montanha onde se refugia, ele começa uma verdadeira guerra não só contra os policiais, mas também ao xerife que o prendeu. Ferindo-os ele acaba chamando a atenção do exército, seu velho comandante, que agora busca ajudar o exército e a polícia local a prendê-lo. Rambo agora luta com todos que estiverem em seu caminho e contra toda uma cidade, causando pânico e destruição, que é o que ele sabe fazer melhor.

Analisando: Depois da franquia Rocky, esta foi a segunda que Sylvester Stallone emplacou em sua careira e que o deixou mundialmente famoso. Depois de First Blood ainda houve mais duas sequências e uma quarta parte anos depois, quando Rambo já era praticamente um cinquentão, mas que ainda estava em forma. O primeiro filme de Rambo foi a válvula de escape para seu grande sucesso, já que em sua sequência ele atuou no lugar onde melhor sabe: o campo de guerra, com armamento de todo tipo, além deu seu inseparável facão.
Rambo também acabou ganhando uma série animada ainda nos anos 80 já que o filme, apesar de desaconselhável, agradou as crianças também o que gerou uma infinidade de produtos comercializados como bonequinhos, armas de plástico e borracha, faixa de cabeça, sapato camuflado, além de uma música escrotamente cantada pela Xuxa em seu segundo álbum.

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário